Criar um Site Grátis Fantástico
A polêmica do alongamento…
A polêmica do alongamento…

A polêmica do alongamento…

É triste abrir o meu facebook e me deparar com um texto sensacionalista e errôneo em vários aspectos. Primeiramente o título desse texto sem fundamento não condiz com a ideia central do texto, ou seja, o título diz: Alongamento não ajuda em nada, ou seja, imparcial; o texto analisado diz que o alongamento faz mal e pode prejudicar, então percebo uma ambiguidade e uma tremenda falta de concordância entre ambos. Logo me deparo com o termo impacto dos pesos como diz o texto está chulamente errado, pesos não causam impactos e sim tensões musculares ao qual as articulações estão completamente envolvidas dentro dessas tensões. O texto também confunde alongamentos com exercícios de flexibilidade que são exercícios totalmente diferentes e cada um tem sua especificidade. Outra ambiguidade que diz no texto é que um grupo de cientistas que dizem ter realizado alongamentos estáticos e logo na sequencia que executarem exercícios de flexibilidade, afinal o que eles realmente realizaram? Outra coisa “engraçada” é darem números e porcentagens de resultados de força com ou sem alongamento e se esquecem quê, existem dezenas de variáveis que poderiam fazer com que esse resultado desse diferente independente do alongamento. Digo que é impossível fazer esse tipo de teste e dar dados (números) tão específicos em uma pesquisa que eles não sabem nem a diferença entre alongamento e flexibilidade.
Finalizando é de cunho individual o emprego do alongamento antes dos treinos, existem pessoas que sentem necessidade de dar um prévio alongamento, acredito que 3 minutos pra alongar a musculatura específica a ser trabalhada não mata ninguém e digo de antemão que não vai influenciar em nada a força e o rendimento durante o treino posterior.
Entrando no âmbito dos exercícios de flexibilidade aí sim teria seus agravantes antes e depois do treino, antes porque inibiria a força íntegra do praticante e ativaria o “fuso muscular” e “OTG” (órgão tendinoso de Golgi) assim causaria um relaxamento nos músculos e o treino não teria seu maior proveito, sem contar que exercícios de flexibilidade são doloridos e demorados e usados pra atividades físicas específicas como artes marciais, yoga, ginástica naturalista, danças e toda e qualquer atividade que envolva grandes mobilidades articulares, amplitudes e flexibilidade. E pós treino poderia causar lesões musculares como contratura por facilitar a entrada de cálcio em músculos micro-lesionados geralmente causados por treinamento de força, então exercícios de flexibilidade antes e pós treinamento de força jamais!!!